Vacinação acontecerá nesta quarta e quinta-feira em 16 unidades de saúde; agendamento está disponível no site da prefeitura

A Secretaria Municipal da Saúde reabriu o agendamento online para a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Serão disponibilizadas 2.568 doses para aplicação nesta quarta (09) e quinta-feira (10) em 16 unidades básicas de saúde (UBS): Profilurb II, Vila Yolanda, Portal da Foz, São João, Morumbi II, AKLP, Padre Monti, Maracanã, Campos, Três Bandeiras, Carimã, Curitibano, Cidade Nova, Jardim são Paulo I, Vila C Nova e Sol de Maio 

O agendamento está disponível pelo site: https://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/.

No dia da vacinação, o pai ou a mãe deve apresentar um documento oficial com foto (para comprovar o parentesco), comprovante de residência e os documentos pessoais da criança. É importante portar a carteirinha de vacinação do menor. Caso a criança não esteja acompanhada do pai ou da mãe, o responsável deverá apresentar uma autorização por escrito (o modelo está disponível no site da prefeitura).

Foz do Iguaçu já vacinou 8.321 crianças com a primeira dose, o que representa 31,7% do público. A meta é imunizar mais de 26 mil crianças. 

Adolescentes de 12 a 17 anos ou adultos acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose devem buscar a unidade de saúde mais próxima, sem a necessidade de agendamento.

Orientações

Se a criança testou positivo para a Covid-19, é necessário aguardar 30 dias (a contar do início dos sintomas) para receber a vacina; se recebeu outra vacina do calendário, é necessário esperar 15 dias. A criança não deve apresentar sintomas gripais (febre, tosse, coriza, dor de garganta) para receber o imunizante. 

Vacinação

No Brasil existem duas vacinas aprovadas para a aplicação em crianças: Pfizer e Coronavac (esta para crianças acima de 6 anos). Nos estudos, as duas demonstraram ser seguras para crianças. Também são eficazes, garantindo uma proteção superior a 90% contra hospitalizações e óbitos.