Durante todo o mês de fevereiro, estruturas estarão coloridas de azul para participar da campanha internacional World Cancer Day.

Ao longo do mês de fevereiro, estruturas da Itaipu Binacional estarão iluminadas com a cor azul, em alusão ao Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro). A usina integra um grupo de edifícios, monumentos e edificações de mais de 130 países que usarão as cores azul ou laranja como forma de conscientização na luta contra a doença, em suas mais diversas formas.

Em Itaipu, serão iluminadas as calotas do Canal da Piracema; a fachada do Centro de Recepção de Visitantes; e o monumento da criação da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana).

O pedido partiu da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), uma federação de ONGs de combate ao câncer de mama de atuação nacional, que conta com 76 instituições associadas em 20 estados mais o Distrito Federal.

Há anos, a Femama traz para o Brasil a campanha global worldcancerday.org, com o objetivo de reduzir o impacto global do câncer. O World Cancer Day é uma iniciativa da União Internacional para Controle do Câncer (UICC).

Este ano, o tema da campanha é “Por cuidados mais justos”. O objetivo é reduzir o estigma, ouvir as perspectivas das pessoas que vivem com câncer e deixar que essas experiências guiem pensamentos e ações de pacientes, médicos e comunidade.

“Câncer” é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos à distância. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem atingir outras regiões do corpo.

Descubra mais sobre o tema e sobre formas de prevenção visitando o site https://diamundialdocancer.femama.org.br/2022/.

Iluminação

Essa é a primeira vez que estruturas da usina são iluminadas em função do Dia Mundial do Câncer, mas em 2021 a cor azul dominou esses locais em três ocasiões. A usina mostrou sua adesão ao movimento da Síndrome do X Frágil, em junho; à campanha Coração Azul, contra o tráfico de pessoas, em julho; e ao Novembro Azul, na luta contra o câncer de próstata.