Inauguração da Unidade de Valorização de Recicláveis aconteceu nesta terça-feira (21) e reuniu autoridades e catadores do Porto Meira

Foto: Christian Rizzi/PMFI.

O Programa de Coleta Seletiva de Foz do Iguaçu ganhou um reforço nesta terça-feira (21) com a inauguração da Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) Geraldo Sálvio de Paula, na região do Porto Meira. 

A nova estrutura, localizada na Rua Cascudo, conta com área para triagem e armazenagem dos materiais recicláveis, sala administrativa e de serviços, cozinha, lavanderia e banheiros. 

O investimento da Prefeitura, Itaipu Binacional e Governo do Estado foi de R$ 1,2 milhão, incluindo equipamentos e um caminhão. A UVR será operada pela Cooperativa dos Catadores do Porto Meira, uma das quatro novas conveniadas ao Município. 

A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito Chico Brasileiro, secretários (as), servidores (as) da secretaria de Meio Ambiente, catadores(as), representantes da Itaipu Binacional e familiares de Geraldo de Paula, líder comunitário que fundou o primeiro barracão de recicláveis no Porto Meira. 

Durante seu discurso, o prefeito Chico Brasileiro destacou a união de esforços entre os parceiros do programa e a comunidade local para o sucesso da Coleta Seletiva em Foz. “Em 2017, quando assumimos a gestão, existiam muitos problemas na cidade e um deles era a gestão de resíduos, que não existia. A coleta seletiva foi uma das nossas prioridades e, graças ao apoio da Itaipu, conseguimos chegar onde estamos hoje”, afirmou.

“O apoio comunitário também é fundamental, para que a população entenda a importância da separação dos materiais e deste trabalho para os catadores”, completou. Chico também saudou os novos trabalhadores e reafirmou o compromisso do governo em ofertar oportunidades à população. “Formar uma cooperativa é formar uma empresa e assumir uma missão e vocês estão de parabéns por esta iniciativa. Uma sociedade justa é aquela onde as pessoas tem oportunidades e nós continuaremos fazendo isso”, disse.

A secretária de Saúde e primeira-dama, Rosa Maria Jerônymo, lembrou que em 2017 as condições de trabalho dos catadores e catadoras eram desumanas. “Visitei todos os barracões naquela época e fiquei impactada com as condições de trabalho, que eram péssimas. Fazer parte desta inauguração e ver o que esta sendo feito hoje é uma grande conquista. As pessoas agora trabalham com dignidade, em um espaço adequado, e tem sua renda”, disse. 

Estruturas

A secretária de Meio Ambiente, Angela Meira, explicou que a nova UVR – a terceira entregue pela gestão municipal – também funcionará como ecoponto, para o recebimento de outros tipos de resíduos. “Essas novas UVRs mudam a concepção da forma como o resíduo é tratado, podendo receber outros tipos de materiais. Ela deixa de ser um barracão de lixo para se tornar uma unidade de valorização. É uma política pública que se consolida e chega para ficar”, disse. 

Além da parte física, a unidade recebeu equipamentos para a mecanização do processo de segregação e armazenagem dos materiais provenientes da Coleta Seletiva porta a porta, o que garante maior produtividade e também dignidade aos trabalhadores, possibilitando mais renda e melhores condições de trabalho.

Homenagem

A UVR do Porto Meira recebeu o nome de Geraldo Sálvio de Paula, também conhecido como “Pastor Geraldo. O líder comunitário, falecido em 2018, viveu por 39 anos na região do Profilurb II. 

A família do pastor Geraldo participou da solenidade e recebeu das mãos do prefeito Chico Brasileiro uma placa em homenagem ao cidadão que sempre dedicou a vida às causas sociais. 

“Meu pai sempre lutou por melhorias no bairro. Sem dinheiro e sem carro, ia a pé até a Prefeitura protocolar pedidos de melhorias no bairro. Graças a sua dedicação, muitas obras foram feitas aqui. Ele com certeza cumpriu seu papel”, disse Deise, uma das filhas do pastor. 

Novas UVRs

Nesta quarta-feira (22) a Prefeitura inaugura a Unidade de Valorização de Recicláveis Pedro Colombelli, em Três Lagoas. As novas estruturas passam a integrar o maior programa de gestão de resíduos recicláveis da história da cidade e serão operadas por duas, das quatro novas cooperativas de catadores de recicláveis contratadas via chamamento público.

Os investimentos no Programa de Coleta Seletiva somam mais de R$ 18 milhões, entre recursos da Prefeitura Municipal, da Itaipu Binacional e do Governo do Estado do Paraná.