Encontro de catadoras e catadores foi nesta terça-feira (21), no barco Kattamaram, com o prefeito Chico Brasileiro

Nesta terça-feira (21), os catadores e catadoras da Coleta Seletiva de Foz do Iguaçu participaram de uma confraternização para comemorar os resultados  alcançados em 2021 e dar boas vindas aos novos integrantes do maior programa de gestão de resíduos recicláveis da história da cidade. O encontro foi no barco Kattamaram e contou com a presença do Prefeito Chico Brasileiro. 

“Quero parabenizar a todos pelo extraordinário trabalho que vocês fazem com muita garra e amor por Foz do Iguaçu. Desde o início do programa da Coleta Seletiva, mais de 5 mil toneladas de materiais deixaram de ser descartados de forma irregular. Isto só foi possível graças ao apoio da população, mas, principalmente, ao trabalho de vocês, pois cada semente que se planta pelo meio ambiente, se planta pelo mundo”, comentou o prefeito. 

Durante a confraternização, os integrantes da coleta seletiva tiveram a oportunidade de se conhecer melhor, trocar experiências e também de fazer a integração com servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Recentemente, a Prefeitura de Foz do Iguaçu homologou um processo licitatório do tipo “Chamamento Público” para que novas cooperativas de catadores de recicláveis participem da gestão de resíduos na cidade, ampliando as oportunidades para os trabalhadores. Com esta ampliação, a partir de 27 de dezembro a coleta de materiais acontecerá no mínimo duas vezes por semana, e não somente uma vez, como ocorria até este mês.

“Temos muito a celebrar por estarmos conseguindo inserir novos catadores e catadoras neste processo de gestão de resíduos. São 104 novos integrantes, e queremos também agradecer a participação de toda a população, que tem se desdobrado para atender e separar os materiais recicláveis para que não sejam descartados de forma irregular”, disse a secretária municipal de Meio Ambiente, Angela Meira. 

Coleta Seletiva

Lançado em 2018, a Coleta Seletiva é resultado de um trabalho conjunto entre a Prefeitura de Foz do Iguaçu, Governo do Estado do Paraná e da Itaipu Binacional. 

Além de garantir o aumento na vida útil do aterro sanitário, o material reciclável contribui com a ampliação da renda de mais de 160 catadores e catadoras inscritos no programa.

Presenças

Também participaram da confraternização a primeira-dama e secretária da Saúde, Rosa Maria Jeronymo; a coordenadora da Coleta Seletiva em Foz do Iguaçu, Rosani Borba; entre outros servidores da Secretaria de Meio Ambiente.