“Foz avançou muito, mas ainda é preciso mais”, diz prefeito Chico Brasileiro
Mesmo com as dificuldades impostas tanto pela pandemia como pela herança de administrações que trouxeram muitos prejuízos à cidade, a Prefeitura de Foz do Iguaçu encerra 2021 com as contas em dia e aprovadas pelos órgãos fiscalizadores. Mas não é missão cumprida. Segundo o prefeito Chico Brasileiro, os desafios ainda são muitos e é preciso seguir trabalhando com afinco para entregar o melhor à população.
Esta foi a mensagem da última reunião do prefeito com o secretariado, neste sábado (11). A mensagem do chefe do executivo foi de otimismo, de parabenização pelo esforço de todas as pastas, mas também de cobrança para que os serviços públicos prestados aos iguaçuenses sejam cada vez mais eficientes.
Um dos grandes desafios superados este ano foi em relação à previdência dos servidores. Mesmo com o déficit histórico em relação ao Fundo Financeiro do Fozprev – autarquia responsável por gerir o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) – a prefeitura conseguiu aportar os recursos necessários e cumprir com as obrigações com os aposentados.
“Esta é uma questão que muitos não enxergam a importância, mas é fundamental ter esse equilíbrio previdenciário e manter em dia o pagamento dos servidores e dos aposentados, pois, do contrário, a administração municipal teria um grande descrédito com a sociedade e com as entidades parceiras que apoiam as nossas iniciativas”, afirma o prefeito Chico Brasileiro.
Retomada econômica
“A maior conquista do governo não é apenas a entrega de obras, cimento, tijolos, mas as conquistas sociais. Este ano, tivemos um grande avanço na questão do emprego em Foz do Iguaçu, a cidade já está em plena retomada econômica e a prova disto foi que em outubro fomos a quarta cidade que mais gerou mais empregos no Estado”, salientou o prefeito.
A Agência do Trabalhador possui em média 280 vagas por dia e está adotando a estratégia de fazer mutirões nos bairros para levar as oportunidades mais próximo dos moradores. Na última semana, foram levadas mais de 250 vagas para o Bubas
Avanços
O prefeito mencionou ainda importantes premiações recebidas recentemente pela prefeitura – entre elas o Prêmio Gestor Público Paraná, pelo oferecimento de cursos de qualificação profissional ofertados pela Secretaria de Assistência Social em parceria com Sesi/Senai; e o prêmio da Fomento Paraná/Sebrae pelo maior número de financiamentos do Banco do Empreendedor.
“Mais do que prêmios, essas conquistas representam um importante trabalho feito pelos iguaçuenses. Dar um diploma para um cidadão e possibilitar que ele tenha uma boa oportunidade de emprego é o maior prêmio que nós podemos receber e temos que continuar nos esforçando para que, cada vez mais, a população tenha uma melhor qualidade de vida”, destacou Brasileiro.
Missão dada
Entre as cobranças do prefeito para o secretariado em 2022, estão a revisão dos contratos da prefeitura, visando maior economicidade. “Temos que ser muito responsáveis em relação às nossas contratações e, sempre, olhar atentamente no que é possível economizar”, disse.
Também pediu aos gestores municipais maior agilidade no atendimento às demandas da população, especialmente via Central 156 (aplicativo 156 Foz e telefone 156). “Este é o nosso principal canal direto com a comunicação. Este ano, tivemos muitos avanços e o número de pessoas que utiliza cresceu de forma expressiva, o que aumenta nossa responsabilidade de dar retorno a todos aqueles que fazem suas solicitações”, salientou o prefeito.