Alexandre Lucas Alves visitou a cidade nesta quinta-feira (28) para avaliar os danos causados pelo temporal do último sábado

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, esteve em Foz do Iguaçu nesta quinta-feira (28) para visitar a região Norte da cidade, localidade mais afetada pelo temporal do último final de semana. Na visita, o representante do Ministério de Desenvolvimento Regional disse que Foz é um orgulho para todos os brasileiros, em alusão às rápidas respostas que a cidade dá em situações de emergência. 

“Foz do Iguaçu é um orgulho para todos os brasileiros. Me desloquei ao Paraná para acompanhar de perto os trabalhos de reparos causados pela tempestade. Foz possui uma organização exemplar e pode contar sempre com o Governo Federal, pois os recursos públicos são do povo brasileiro, e estamos aqui para servir bem a população”, comentou o secretário em reunião com o prefeito Chico Brasileiro. 

A equipe do Ministério do Desenvolvimento Regional conversou com a reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, que teve a sede bastante danificada. Também tratou com as coordenações estadual e municipal da Defesa Civil a definição de um plano de trabalho, que inclui a declaração e reconhecimento de Estado de Calamidade regionalizado para que a União possa aportar recursos emergenciais em estruturas públicas danificadas pela tempestade, principalmente na Unioeste. 

“Logo após o fenômeno natural do último fim de semana, as equipes do Município, sob a coordenação da Defesa Civil, agiram rápido para diminuir os transtornos e prestar apoio à população. Somos gratos aos governos do estado e federal por todos os suportes”, destacou o prefeito Chico Brasileiro. 

Vendaval


Com precipitação média de 50 mm de chuva, registro de queda de granizo e rajadas de ventos de 80 km/h, o vendaval registrado no último sábado (23) causou a queda de mais de 100 árvores, danificou diversos postes da iluminação pública e interrompeu temporariamente os serviços de água, luz e comunicações em alguns pontos da cidade, principalmente na região Norte.

Presenças

Além da equipe técnica do MDR também participaram das reuniões o secretário municipal de Segurança Pública, Reginaldo José da Silva; os coordenadores de Defesa Civil do Estadual, coronel Fernando Schunig; do Município, Inspetor Vandro Cézar; e o comandante do 9º Grupamento de Bombeiros, Tenente-Coronel Antônio Schinda.