As entregas são feitas todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 13h. População pode também visitar o espaço para lazer

Com mais de cinco mil mudas tratadas diariamente em um espaço reformulado, o Horto Municipal de Foz do Iguaçu está com diversas espécies prontas para doação aos moradores. As mudas de árvores podem ser buscadas todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 13h, sendo necessário apenas apresentar um comprovante de residência e documento com foto.

A chance de embelezar ainda mais a chácara onde vive levou Erli Costa a pegar duas mudas de oiti, que serão plantadas para trazer mais sombra para a casa da família. Esta foi a primeira vez que ele veio até o espaço e se animou com o que encontrou.

“Quero vir novamente, assim que eu puder, e pegar novas espécies. São plantas muito bonitas, bem cuidadas, e o melhor é que são da nossa cidade e região. Como morei muitos anos no campo, já tenho noção de como fazer o plantio e cuidar, então vai ser bom”, disse Erli.

Entre as espécies disponíveis estão o ingá, ipê, canela, cereja, peroba, e outras diversas opções, todas nativas da região e prontas para o plantio. São até duas opções de árvore por comprovante de residência e as mudas podem ser recolhidas a cada 90 dias.

“Nossa equipe cuida de cada uma delas com muita atenção, então queremos que os interessados também as busquem façam o plantio da forma correta. Plantar uma árvore é pensar em todo o futuro, pois os benefícios são diversos”, frisou o diretor de Arborização, Luiz Roberto de Oliveira.

Melhorias no espaço

Em 2021, o Horto Municipal passou por uma ampla reforma realizada pela Prefeitura, como uma nova estufa que ampliou a capacidade de cultivo e também melhorou o cuidado com cada planta.

Foram reformadas as estruturas físicas, como a sala administrativa; refeitório; recepção; local para armazenamento de telhas usadas, que são reaproveitadas na contenção de canteiros de flores em áreas públicas e a revitalização do espaço de armazenamento de flores e mudas de árvores.

Para a sustentabilidade, foi construída cisterna para captação de água da chuva, que é responsável pela irrigação das espécies cultivadas.

Caso o morador queira visitar o horto para conhecer melhor o ambiente, precisa apenas fazer o agendamento via telefone: 3529-7983.

“Além de buscar as plantas, a população pode também conferir como elas são preservadas, conhecer o ambiente e se conectarem ainda mais com a natureza. Este é um espaço aberto a todos”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Ângela Meira.