No fim da tarde desta terça-feira (18), um casal chegou desesperado na sede do 9° Batalhão de Bombeiro Militares com sua filha pequena de 1 ano e quatro meses no colo, a qual havia se afogado na piscina de sua casa, onde ficou cerca de seis minutos submersa.

A PM apoiou a família no deslocamento pelo trânsito até a chegada ao quartel de Bombeiros da Vila A.

A criança foi rapidamente atendida pelos bombeiros de plantão que iniciaram as manobras para reversão do afogamento.

Em um esforço técnico, logístico e, sobretudo, humano, bombeiros, policiais e profissionais do SAMU empreenderam uma verdadeira missão pelo retorno à vida do bebê.

Durante a intervenção, outros bombeiros chegaram e assumiram funções no rodízio para a execução das massagens de reanimação, já que o processo é especialmente delicado em uma criança.

A viatura de intervenção rápida (VIR) do SAMU com a médica, também foi acionada na ocorrência.

O processo de reanimação durou, aproximadamente, 40 minutos e foi encerrado quando os sinais da criança apresentaram condições para o transporte ao hospital.

O transporte do bebê foi acompanhado pelo médico e escoltado por mais 3 viaturas do Corpo de Bombeiros. A criança foi entregue no Hospital Municipal com vida e, segundo o retorno que tivemos agora a noite, a criança está estável e aguarda transferência para o Hospital Costa Cavalcanti/Itamed.

Aproximadamente 20 bombeiros que se dividiram entre manobras, isolamento e acompanhamento para transporte. A ocorrência pela vida da pequena, mobilizou grande parte da nossa equipe.

Quando a ambulância saiu, a emoção tomou conta da tropa. Quando nosso quartel é referência de vida, nada é mais satisfatório que o cumprimento dessa missão.

Neste momento, mais que uma equipe de trabalho que lutou para que a criança voltasse à vida, seguimos em oração para que ela se recupere da melhor forma possível.

Por Bombeiros Foz do Iguaçu