O evento recebeu 255 mil visitantes de 156 países durante os cinco dias de realização, especialmente profissionais do turismo

Foz do Iguaçu foi representada na Feira de Turismo Internacional (FITUR), em Madrid, na Espanha, que aconteceu entre os dias 22 e 26 de janeiro. O evento contou com a participação do Destino nos estandes da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), e no do Paraná, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo.

Ao feira recebeu 255 mil visitantes durante os cinco dias de evento. Destes, 155 mil eram profissionais voltados ao turismo e 100 mil eram público final. Segundo a Panrotas, o evento também reuniu 9,6 mil empresas e 156 países, sendo o Brasil o país homenageado nesta edição. Para a representante da Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu na FITUR, Célia Regina de Andrade, é esse caráter global que faz a feira ser estratégica no mercado turístico.

“A feira oferece a oportunidade de conversar com players de toda a Europa e também de outras regiões do mundo. Não se fala apenas do mercado espanhol nesse evento, são muitas oportunidades de promoção do Destino. A FITUR acaba sendo um ponto de encontro para players internacionais”, comenta a servidora.

Durante o evento, Foz do Iguaçu também se reuniu com operadoras, companhias aéreas, parceiros do turismo e com associações de viagem de diferentes regiões da Espanha, para além de Madrid. Célia estima terem sido cerca de 40 reuniões.

Ela comenta ainda que o Município, junto com o Paraná, está planejando, como um próximo passo, intensificar as ações de promoção, treinamentos para agentes de viagem e campanhas de mídia na Espanha, com foco em outras cidades além da capital.

O secretário municipal de Turismo, Jin Petrycoski, reforça o trabalho pós-evento. “Agora, no pós-feira, vamos atuar com os demais processos. Seguiremos fomentando o contato com os leads captados no evento, enviando informações sobre o destino e criando o desejo de vir à Foz do Iguaçu. Queremos atuar em mais campanhas e ações com operadores também, a fim de atrair cada vez mais visitantes à cidade “, explica.

A Espanha, atualmente, é o 5º maior mercado internacional emissor de turistas à Foz, e o segundo europeu, atrás apenas da França. Em 2024, a cidade recebeu 29.393 turistas espanhóis.

Polícia Militar e Segurança

A Feira também contou com a presença da Companhia de Atendimento ao Turista da Polícia Militar, pertencente ao 14º Batalhão de Polícia Militar. Representado pelo Comandante da Companhia, Capitão Clayton Lima, o objetivo da participação foi mostrar, aos players do turismo, Foz do Iguaçu e o Paraná como destinos seguros e hospitaleiros para visitar.

O Capitão palestrou, na quinta-feira (23), no chamado 2º Simpósio Internacional de Segurança no Atendimento ao Turista, e também participou de duas rodadas de negócios com as autoridades do turismo espanhol e europeu, uma com a Embratur e outra com a Secretaria de Estado do Turismo.

“A Polícia Militar capacitada no atendimento ao turista também atua na promoção, como um agente fomentador do turismo. O meu objetivo principal na feira foi, além de ajudar a vender o destino, mostrar que nós vivemos uma realidade de segurança, que muitas vezes não é veiculada na mídia externa quando se trata do Brasil”, afirma.