Foram encontrados eletrônicos e cigarros contrabandeados em dois veículos de passeio
Na noite de quarta-feira (15/01), servidores da Receita Federal abordaram um veículo no antigo pedágio de São Miguel do Iguaçu – PR em operação de rotina. O carro era ocupado por dois passageiros brasileiros, um tio e sua sobrinha, que transportavam cerca de 165 pacotes de cigarros de origem estrangeira. Ao serem questionados, eles relataram que receberiam 500 reais para transportar a carga até Curitiba.
Já na manhã desta quinta-feira (16/01), no posto da Polícia Rodoviária Federal em Santa Terezinha de Itaipu – PR, um carro conduzido por um homem brasileiro também foi parado para fiscalização. Durante verificação, foram encontrados diversos eletrônicos como tablets, computadores, drones e smartphones variados. O motorista informou que a carga seria levada para o município de Matelândia, ainda no oeste do Paraná. Para realizar este transporte, ele receberia 250 reais.
O valor estimado da primeira apreensão é de R$50 mil, enquanto a segunda ultrapassou o valor de R$290 mil. Todas as mercadorias foram encaminhadas para a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu. Os passageiros do primeiro carro, responsáveis pelos cigarros, foram liberados. O motorista do carro que transportava os eletrônicos foi preso em flagrante, devido ao alto valor da carga.
A Receita Federal reforça que o descaminho e o contrabando são crimes sérios, que prejudicam a economia do Brasil e colocam em risco a segurança do consumidor, já que estas mercadorias ilegais não passam pelos controles de qualidade e fiscalização exigidos pelo país.
A população também pode contribuir para o combate ao contrabando e ao descaminho. Denúncias anônimas podem ser feitas pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.
Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu