Na noite da última quinta-feira (12/12), a Receita Federal do Brasil apreendeu duas cargas de celulares na região de fronteira. A primeira ocorrência foi na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, entre Brasil e Paraguai, durante fiscalização de rotina. Os smartphones foram encontrados junto com perfumes em um fundo falso localizado em uma das colunas de um carro com placas paraguaias, o quantitativo acumulou o valor estimado de 15 mil reais em mercadorias.
A segunda abordagem foi realizada na BR-277, já no perímetro urbano de Santa Terezinha de Itaipu. Os servidores da Receita Federal iniciaram a fiscalização após notarem uma postura de nervosismo no condutor, que estava acompanhado de sua parceira e dois menores de idade, filhos do casal. De modo semelhante, foram encontrados 131 aparelhos celulares em fundos falsos no veículo, que tinha placas brasileiras. Desta vez, as mercadorias estavam escondidas no painel e nos arredores do bagageiro.
Esta segunda ocorrência resultou em uma apreensão de 86 mil reais. Assim, totalizando, em média, 100 mil reais em uma mesma noite. A carga estava sendo transportada irregularmente e sem a presença dos documentos fiscais necessários, configurando o crime de descaminho. Os motoristas foram liberados e as mercadorias, conforme indica o protocolo, foram encaminhadas para a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu.
A Receita Federal reforça que o descaminho é um crime sério, que prejudica a economia do Brasil e coloca em risco a segurança do consumidor, já que estas mercadorias ilegais não passam pelos controles de qualidade e fiscalização exigidos pelo país. A população também pode contribuir para o combate ao contrabando e ao descaminho. Denúncias anônimas podem ser feitas pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.
Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu