O município foi líder na classificação geral e também conquistou a vitória na categoria para cidades com mais de 200 mil habitantes
O município de Foz do Iguaçu ficou com o primeiro lugar geral e o primeiro lugar entre cidades com mais de 200 mil habitantes no Prêmio Estadual de Microcrédito Fomento Paraná e Sebrae 2024. A premiação reconhece municípios que se destacam na intermediação de operações e gestão da carteira de microcrédito. A solenidade de entrega da premiação ocorreu durante o Encontro Estadual de Agentes de Crédito, nesta quinta-feira (28), no Hotel Rafain Palace em Foz do Iguaçu.
Esta é a 9ª edição do Prêmio e a segunda vez que o município de Foz do Iguaçu vence a competição. A primeira foi em 2020, durante a pandemia de Covid-19. O reconhecimento foi entregue aos agentes de crédito Danilo Jesus dos Santos e Volnei Lampert.
O diretor-presidente da Fomento Paraná, Vinícius Rocha, destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu para que os resultados sejam possíveis, principalmente para amenizar momentos de crise como a pandemia. “Durante a pandemia, quando o Governador Ratinho Júnior disponibilizou recursos para os empreendedores, Foz do Iguaçu já estava bem preparada, e, com essa preparação, conseguiu fazer o dinheiro chegar aos empreendedores”, explicou.
A rede de agentes da Fomento Paraná conta com aproximadamente 450 profissionais atuando em 338 municípios, nas Salas do Empreendedor, Agências do Trabalhador e outras estruturas das prefeituras. “Ter o apoio da Prefeitura, com a estrutura disponível para os empreendedores, é fundamental. Eles sabem onde buscar o crédito e confiam no trabalho desenvolvido pelo agente de crédito Volnei. As coisas acontecem porque há pessoas preparadas e, com o suporte da Prefeitura, essas equipes podem se dedicar a esse trabalho que é muito importante”, acrescenta Rocha.
Com mais de 20 anos de atuação, o agente de crédito do Banco do Empreendedor de Foz do Iguaçu, Volnei Lampert, destacou os impactos positivos do trabalho desenvolvido. “Superamos a meta estabelecida este ano, e, por isso, Foz do Iguaçu conquistou a classificação como o município do Paraná com o melhor desempenho. Realizamos esse trabalho, mas o verdadeiro benefício é para toda a cidade. Os empreendedores de Foz do Iguaçu têm acesso a crédito acessível, o que impulsiona o desenvolvimento e gera resultados positivos para o município como um todo”, disse.
Resultados
Este ano, o ranking geral teve Foz do Iguaçu em 1º lugar, seguido de Francisco Beltrão (2º) e Marechal Cândido Rondon (3º). Na categoria dos municípios acima de 200 mil habitantes, Foz do Iguaçu também liderou, o segundo lugar foi conquistado pelo município de Ponta Grassa e o terceiro por Maringá.
Evento
Entre 26 e 28 de novembro, Foz do Iguaçu recebeu o Encontro Estadual de Agentes de Crédito, promovido pela Fomento Paraná e Sebrae/PR, com o objetivo de aprimorar a capacitação dos agentes de crédito e promover o acesso consciente ao crédito para impulsionar pequenos negócios.
O evento reuniu mais de 270 participantes, incluindo representantes de agências de fomento de outros estados interessados nas boas práticas do Paraná. Durante o encontro, os participantes trocaram experiências, conheceram novas ferramentas e abordagens alinhadas com o desenvolvimento tecnológico.
(com Agência Sebrae)