Cerca de 170 colaboradores do Hospital Itamed – 30% a mais que no ano anterior – estão participando, nesta semana, do treinamento anual da Brigada de Incêndio. O grupo, composto por profissionais de diversas áreas, recebe capacitação para atuar em situações com primeiros socorros, combate a incêndios e outras emergências.

Este ano, a formação foi ampliada com conteúdos extras. Em um primeiro momento, os participantes revisam o fluxo de comunicação e o plano de abandono e, em seguida, participaram de uma etapa prática de primeiros socorros, com simulações realistas de situações como atropelamento, queda de altura e choque elétrico. Também são abordadas técnicas essenciais, como a manobra de Heimlich (em casos de engasgo), RCP (reanimação cardiopulmonar) e pranchamento (imobilização e movimentação segura de vítimas). Em um segundo momento, os participantes praticam com extintores e hidrantes, proporcionando experiência direta no uso correto dos equipamentos.

De acordo com o supervisor do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do complexo hospitalar, Rodrigo Mendes, a partir do mês de setembro devem acontecer exercícios simulados em todo o complexo hospitalar. “Queremos ter nossas equipes preparadas e por isso estamos preocupados em oferecer a teoria, mas, principalmente, a prática, para incidentes que podem acontecer. Para isso, teremos exercícios simulados de nossos planos de emergência nas diversas áreas”, destacou.

O Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) está conduzindo parte do treinamento, que incluiu orientações sobre primeiros socorros voltados a atendimentos de acidentes com trabalhadores e outras emergências no hospital.

2024 – Além da preparação da brigada, o Hospital Itamed ganhou, em 2024, melhorias relacionadas à segurança. Cerca de 200 pontos de luzes de emergência passaram por revisão ou foram instalados, e novas placas de sinalização para saídas foram fixadas, além da adequação de projetos com o Corpo de Bombeiros e criação de pontos de encontro para casos de abandono do prédio. Para mostrar quem são, os brigadistas ganharam identificação diferenciada, com crachás e bottons vermelhos. Foram instalados ainda pontos de encontro da brigada, com coletes, óculos e rádios comunicadores exclusivos, e, em breve, um organograma com identificação das equipes também será instalado.

Apoio à brigada – O SESMT também está ampliando as capacitações a todos os colaboradores, desta vez, sobre o uso de extintores, a fim de auxiliar a brigada em situações de princípios de incêndio, mais de 200 funcionários passaram pelo treinamento em junho de 2025.