Com experiência de mais de 30 anos, Associação Fraternidade Aliança atuará no atendimento a outras entidades na implantação de serviços, formação de equipe e supervisão técnica.
A rotina de troca de ideias, o desenvolvimento de soluções, a organização de capacitações e o aconselhamento técnico a outras organizações fizeram com que a Associação Fraternidade Aliança (AFA) acumulasse um conhecimento exclusivo que, agora, interessa a muitas entidades do Brasil.
A AFA se tornou referência no atendimento a crianças e adolescentes em programas como Família Acolhedora, Guarda Subsidiada e Unidade de Acolhimento Infantojuvenil. Toda essa expertise resultou na criação do programa Formando Formadores que será lançado oficialmente no “I Seminário Municipal de Educação Permanente do SUAS”, na sexta-feira, (15), às 8h30, em Foz.
Irmã Filomena Rubano, vice-presidente da AFA, explica: “Construímos nossas próprias metodologias e processos. Estamos sempre com esse foco de atender o presente, mas pensando no futuro”. Uma das inovações desenvolvidas pela AFA são sistemas de processamentos de dados, ou seja, softwares inéditos para gestão de serviços comuns a muitas entidades. Todos foram personalizados a partir das vivências registradas.
“Recentemente, representantes de entidades de Curitiba entraram em contato para conhecer o software”, comenta Suzane Amorim, integrante do programa de assessoramento da AFA.
Esse interesse natural manifestado ao longo dos anos, despertou o entendimento de que a AFA poderia atuar, também, com assessoramento técnico a outras prefeituras e entidades do país. Os softwares geram dados que resultam em ferramentas como: Plano Individual de Acompanhamento (PIA), Projeto Terapêutico Singular (PTS), Plano de Acompanhamento Familiar, além de possibilitar o uso de um sistema integrado com registros em tempo real e geração de indicadores sociais.
Essas metodologias auxiliam na condução de um trabalho contínuo e sistematizado. “É muito importante que tenhamos todo o histórico do atendido registrado e os planos traçados para ele. Dessa forma, mesmo que haja mudanças na equipe, conseguimos dar sequência ao atendimento de forma planejada”, destaca Suzane.
Aline Ramires, que atua na Coordenação de Serviço de Acolhimento Institucional da Casa de Proteção Temporária Acolher (CDPT), cita que o software é uma ferramenta importantíssima para a sistematização dos processos dos acolhidos.
“O diferencial é que é um modelo pensado para as particularidades de Foz e região, então foi desenvolvido a partir das nossas demandas e contribui efetivamente para o acompanhamento das crianças e dos adolescentes”. Da mesma forma, a ferramenta pode ser adaptada à realidade de outras regiões do Brasil.
Formando Formadores
O serviço de assessoramento técnico da AFA, por meio do Programa Formando Formadores, envolve equipe especializada na implantação, formação e supervisão de serviços (incluindo os softwares), capacitações continuadas para profissionais, famílias acolhedoras e gestores públicos.
Para o serviço de Família Acolhedora, por exemplo, foram criados guias de capacitação para novas famílias, guias de orientação sobre o uso do material que as famílias recebem e ferramentas lúdicas para o fortalecimento da identidade dos atendidos. Uma das referências é o álbum “Minhas Histórias”, em que a família acolhedora registra as vivências do cotidiano do acolhido, como a primeira palavra dita, as comidas preferidas, as preferências na hora de dormir…
A Casa Família Maria Porta do Céu, de Foz do Iguaçu, foi a primeira organização que recebeu formalmente o serviço de assessoramento técnico da AFA. Alcina Fresta, coordenadora da entidade, conta que o trabalho foi dividido em três fases: gestão, equipe técnica e cuidadoras (organização, legislação, trabalho em rede) e boas práticas.
“A iniciativa fortaleceu a equipe, aprimorou relatórios e reforçou a importância de regras e limites nas casas-lares. A equipe percebeu a responsabilidade do trabalho de alta complexidade e deseja continuar com mais treinamentos”, avalia.
O público-alvo do programa são técnicos da assistência social, educadores sociais, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, além de gestores públicos e organizações do terceiro setor. O Programa Formando Formadores, da AFA, tem como objetivo qualificar profissionais da área sócio-assistencial e saúde mental por meio de uma abordagem humanizada, prática, e baseada na realidade dos territórios onde atuam.
Os objetivos são fortalecer competências técnicas de equipes multidisciplinares, promover a atuação ética, comprometida e transformadora e disseminar metodologias que respeitam os direitos e a dignidade humana.
I Seminário Municipal de Educação Permanente do SUAS
O seminário em que será lançado o programa Formando Formadores, da AFA, é mais uma amostra dos serviços oferecidos pela AFA, afinal mais de 1.000 profissionais já foram certificados em capacitações como essa. O evento ocorrerá em duas etapas, nos dias 15 e 22 de agosto.
É uma parceria entre a AFA e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu, alinhado ao Plano Municipal de Educação Permanente do SUAS da cidade. O tema que norteia o seminário é “Trabalho Coletivo como Estratégia de Proteção Social na Infância e Adolescência”.
O evento propõe um espaço de formação, reflexão e fortalecimento das práticas profissionais no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com ênfase na atuação integrada e colaborativa na proteção de crianças e adolescentes. A intenção é promover o diálogo e a qualificação contínua dos trabalhadores do SUAS, visando a consolidação de uma rede de proteção social efetiva.
Alex Thomazi, secretário de Assistência Social de Foz, dá ênfase à pertinência em abordar tais temáticas, tão alinhadas ao Plano Municipal de Educação Permanente. “Nós queremos agradecer imensamente o trabalho desenvolvido pela AFA, uma organização da sociedade civil extremamente reconhecida. É um marco essa abertura no processo de assessoramento dessa organização para com o SUAS”.
Suzane Amorim reforça que o evento beneficiará toda a rede de proteção à criança e ao adolescente do município, já que irá reunir os profissionais dos equipamentos da assistência social e dos próprios serviços da AFA. “Todos trabalhamos juntos,” enfatiza, “por isso, neste plano de formação, selecionamos temáticas que se referem tanto à saúde e bem estar dos profissionais quanto ao Plano Permanente de Educação.”
Também serão abordados temas como metodologias e práticas eficazes para intervenção com famílias; protocolos de atuação integrada; compromissos, perspectivas e práticas comunitárias e alternativas do SUAS em Foz.
Associação Fraternidade Aliança
Fundada em 1991 pelo religioso italiano Padre Arturo Paoli, a Associação Fraternidade Aliança (AFA) nasceu com o propósito de transformar realidades sociais na região do Porto Meira, em Foz do Iguaçu. Com mais de três décadas de atuação, a AFA ampliou significativamente seu impacto social. Mais de 5 mil crianças e adolescentes já foram diretamente beneficiados por programas que promovem assistência social, cultura e saúde mental, oferecendo oportunidades reais de crescimento e desenvolvimento humano.
Serviço
Lançamento do programa Formando Formadores
Data: 15/08/2025 (sexta-feira)
Horário: 8h30 (durante a mesa de abertura do seminário)
Endereço: Complexo Terapêutico Infantojuvenil Padre Arturo Paoli. Rua Malva Rosa, 145, Conjunto Habitacional Bubas
I Seminário Municipal de Educação Permanente do SUAS
Data: 15 e 22/08/2025
Horário: 8h30 às 14h
Endereço: Complexo Terapêutico Infantojuvenil Padre Arturo Paoli. Rua Malva Rosa, 145, Conjunto Habitacional Bubas



