Entrega de duas novas Unidades de Valorização de Resíduos (UVRs) no Cidade Nova e na Vila C aumenta a capacidade de triagem e a eficiência do sistema
A Prefeitura de Foz do Iguaçu está ampliando o serviço de coleta seletiva na região Norte da cidade, a partir da entrega de duas novas Unidades de Valorização de Resíduos (UVRs) na Vila C e no Cidade Nova.
As estruturas aumentaram a capacidade de triagem e, com os novos caminhões, foi possível aumentar o atendimento de uma para duas vezes na semana em diversos bairros, como a Vila C, Cidade Nova, Porto Belo e parte da Vila A.
“Estamos fazendo essa ampliação do programa de coleta seletiva e o apoio da população é fundamental para termos melhores resultados, que vão trazer benefícios ao meio ambiente e também para a qualidade de vida das famílias de dezenas de catadores”, afirma o prefeito General Silva e Luna.
“As mudanças visam otimizar a logística, reduzir o deslocamento dos catadores e aumentar em pelo menos 30% o volume de resíduos recicláveis processados”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Idelson Chaves.
“Os moradores das regiões que passam por mudanças estão recebendo os sacos de ráfia do programa de coleta seletiva e um panfleto com orientações sobre o descarte correto dos materiais”, ressalta o diretor de Saneamento da secretaria, Dantas Durante.
Para engajar a população, o tradicional jingle da coleta seletiva também volta a ser veiculado pelos caminhões da coleta, facilitando a disposição de resíduos recicláveis pelos cidadãos e reforçando a importância da separação correta dos materiais recicláveis.
Os dias em que os caminhões da coleta seletiva passam em cada bairro podem ser conferidos pelo link: https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?mid=1dFjNy5qwbwpavjrpAdIs8OfWMvaGP7w&ll=-25.488306215066654%2C-54.578976499999996&z=15. Os cidadãos podem informar qualquer problema com a coleta de resíduos por meio do aplicativo e site eOuve ou pelo Whatsapp do Programa Municipal de Coleta Seletiva (45) 3308-2163.
Benefícios para o meio ambiente e renda
Em 2024, o programa de coleta seletiva recebeu 3.817,5 toneladas de materiais, que poderão ser reaproveitados e deixaram de ser enviados ao aterro sanitário.
Além disso, os materiais recicláveis representam geração de renda para os mais de 160 catadores que fazem parte das cooperativas e associações vinculadas à iniciativa da Prefeitura de Foz. Atualmente, são 9 UVRs, locais onde os materiais são recebidos, passam por triagem e são embalados para a comercialização, que é feita pelos próprios catadores.