Noticias da Triplice fronteira

362

362

Cidade Destaque Geral Notícia

Idosos de mais de 90 anos e acamados começam a ser vacinados em Foz, nesta terça

Vacinação será na sede da Diretoria de Vigilância em Saúde, e terá como opção o formato drive-thru

A Prefeitura de Foz do Iguaçu inicia nesta terça-feira, 9, a partir das 8h, a vacinação dos idosos acamados e daqueles com mais de 90 anos. Os acamados receberão a dose em suas casas e os demais na sede da Diretoria de Vigilância em Saúde, na Vila Yolanda, com opção da aplicação no formato drive-thru.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo, o município recebeu 850 doses nesta segunda-feira destinadas exclusivamente a esse público.

“Vamos disponibilizar a aplicação também por drive-thru, sistema que permite ao idoso ser vacinado sem sair do carro. O idoso dessa faixa etária (mais de 90 anos) deve vir direto aqui no posto de vacinação, não há necessidade de fazer cadastro”, diz Adriana Izuka, coordenadora do programa de imunização.

O posto de vacinação das pessoas acima de 90 anos será na Diretoria de Vigilância em Saúde, localizada na Rua Francisco Guaraná de Menezes, 665, na Vila Yolanda. O horário da aplicação das doses será das 8h às 17h.

Qualquer pessoa com mais de 90 anos poderá se vacinar, levando ao local um documento com foto e CPF para o cadastro no local. A orientação é que todos usem máscaras e mantenham o distanciamento social.

Acamados

Já em relação aos idosos acamados, que perderam ou estão com mobilidade reduzida, o cadastro dessas pessoas foi iniciado pela prefeitura há cerca de 10 dias. A Secretaria de Saúde informou que uma equipe já está fazendo a verificação dos endereços para vacinar os idosos nas casas também a partir desta terça.

“Por meio do cadastro prévio, disponibilizado no portal da prefeitura, a equipe de saúde vai se deslocar até as residências. Estamos preparados, com malas térmicas e equipe, para que, nestes casos, não se coloque em risco a eficácia do imunizante”, disse Rosa Jeronymo.

Novas vacinas

Nesta segunda-feira, Foz recebeu mais 1.460 doses da CoronaVac. Além dos idosos, serão contemplados com a remessa também trabalhadores da saúde. No total, já chegaram à cidade 11.466 doses de imunizante contra a Covid-19, sendo que 3.193 são destinados à segunda dose daqueles que já receberam a CoronaVac – lembrando que o intervalo entre as doses, conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde, é de 25 dias.

Cuidadores de idosos

Profissionais que atuam como cuidadores de idosos também poderão receber a imunização contra a Covid-19, mediante assinatura de termo de responsabilidade por parte dos empregadores. A Secretaria de Saúde ressalta que familiares dos idosos não são considerados cuidadores, apenas trabalhadores remunerados para a atividade.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *