Noticias da Triplice fronteira

362

362

Cidade Destaque Geral Notícia

Foz Conhecendo Foz será lançado neste sábado (16)

Programa vai proporcionar visita aos atrativos turísticos exclusivamente aos moradores de Foz do Iguaçu; Agendamento pode ser feito pelo telefone 156

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu iniciante neste sábado (16) ao Programa Foz Conhecendo Foz, com uma oferta de passeios turísticos para os moradores.

Voltado ao resgate socioeconômico e fomento do turismo, o Programa Foz Conhecendo Foz contempla uma geração de renda para guias de turismo e transportadores turísticos e escolares que tiveram suas atividades impactadas pela pandemia da Covid-19. Ao mesmo tempo, oferece experiências aos moradores como aquelas que turistas apreciam ao visitar a cidade.

Os passeios gratuitos, ofertados em parceria com os atrativos. Para agendar a visita, o morador deve ligar para o 156, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14 horas. Serão disponibilizados passeios para o Parque Nacional do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras, Itaipu e Ecomuseu.

“Uma equipe organizada pela Secretaria de Turismo vai atender a ligação e agendar o passeio de interesse do morador. No ato de agendamento, serão solicitados documentos pessoais e serão determinados dados, horário e o ponto de encontro, que poderá ser um equipamento público no bairro onde residir no munícipe, como escola ou CMEI. Conforme o edital de chamamento público do Programa, no momento do embarque para o passeio, cada morador deve apresentar ao guia de turismo o documento de identificação pessoal e o comprovante de residência ”, explicado o coordenador do programa, Leandro Vandré Heineck.

Já em relação aos profissionais que prestarão os serviços em campo, até agora foram cadastrados 173 guias de turismo e 121 transportadores turísticos e escolares. As inscrições abertas na sede da Prefeitura, na Praça Getúlio Vargas, nº 280, Centro, no horário das 8h30 às 14h.

Para participar da ação, os trabalhadores devem comprovar a aquisição de conhecimento técnico, histórico e cultural. Eles também assinarão termos de compromisso de atendimento a todas as medidas sanitárias e protocolos de segurança que são recomendados pela legislação, um fim de garantia contra um COVID-19. Os guias de turismo, autônomos ou pessoa jurídica, também devem ter o cadastro ativo no CADASTUR.

“É uma ação estratégica que vai gerar renda aos trabalhadores, mas também cria a valorização, o conhecimento e o pertencimento da população com a cidade”, comentou o Secretário de Turismo, Paulo Angeli. 

O Programa Foz Conhecendo Foz foi uma bandeira levantada pela Vereadora Anice Gazzaoui (PL), que ao receber as demandas dos profissionais do Turismo que estavam sem fonte de renda devido a Pandemia do Covid-19. Anice levou ao executivo proposta de projeto de lei para socorrer os trabalhadores neste momento difícil, com apoio do Legislativo e das categorias representativas, como a LIGUIA (Liga Independente dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu), COOTTRAFOZ (Cooperativa de Transporte e Turismo Alternativo) , SINPROVETE (Sindicato dos Proprietários de Veículos no Transporte Escolar Foz do Iguaçu) e parceria com as instituições pelos atrativos, quais sejam o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Itaipu Binacional e Cataratas do Iguaçu S / A.

1 COMMENTS

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *