Noticias da Triplice fronteira

362

362

Cidade Destaque Geral Notícia Politica Saúde

Foz do Iguaçu terá novo programa para enfrentar a covid-19

Em entrevista à Rádio Cultura nesta segunda-feira, 4, o prefeito Chico Brasileiro (PSD) confirmou que o Município vai iniciar um no programa de enfrentamento e acompanhamento de casos da covid-19, especialmente para atender as pessoas com maior vulnerabilidade à doença. “Vamos iniciar um trabalho junto ao hospital municipal e à Secretaria de Saúde, principalmente focado nas pessoas mais vulneráveis. É um trabalho cirúrgico, de acompanhamento das pessoas. A equipe será chamada de Melhor em Casa”, disse Chico Brasileiro à jornalista Cida Costa.

O programa Melhor em Casa vai atender as pessoas com maior risco de vida e expostas ao coronavírus. A equipe contará com médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, profissionais que vão acompanhar e orientar as pessoas que estão doentes e em isolamento social.

Foz do Iguaçu apresenta cerca de 400 casos ativos e uma faixa de 80 pessoas é do grupo de risco. As pessoas mais idosas que têm outras doenças associadas são as que correm o alto risco. “A equipe vai trabalhar com as pessoas preventivamente, fazendo fisioterapia respiratória e acompanhamento diário monitorado por meio do oxímetro, vai ser um acompanhamento constante para que a doença não evolua”, afirmou

Vacina – “As pessoas com comorbidades e em situação de vulnerabilidade social, as mais impactadas pela doença, serão atendidas por este programa. Além de fortalecer a rede assistencial, o hospital municipal deve abrir mais uma ala nos próximos dias para manter toda a tranquilidade e não deixar faltar leitos de UTI para a população”, destacou Brasileiro.

Chico Brasileiro informou que a prefeitura está em contato direto com o Ministério da Saúde e com a Secretaria Estadual de Saúde para garantir a vacina contra o coronavírus até o final do mês de janeiro. “A informação que temos do Ministério é que o plano de vacinação está bem encaminhado e a vacina deve chegar até o final do mês. Por esse motivo, o Município ainda não comprou a vacina.  Já temos feito contato com Butantan e manifestamos interesse na compra da CoronaVac, porém só iremos efetuar a compra se não houver a entrega pega do Ministério da Saúde”.  

Superação – O prefeito destacou a reação da cidade frente ao coronavírus e a expectativa de superação à covid-19 esperada para o primeiro semestre deste ano. “A cidade têm reagido bem, o governo do Estado tem ajudado muito, existe um clima de união muito forte, e essa união que tem que ser preservada, trabalhada, fortalecida para que a gente traga os melhores resultados e façamos as melhores entregas para o povo iguaçuense”.

Chico Brasileiro afirma que mesmo em meio à situação de pandemia, Foz do Iguaçu tem, nos últimos meses, bons resultados na geração de emprego. Este novo cenário levou a prefeitura a buscar alternativas para manutenção de empregos e, fundamentalmente, a preservação da vida dos iguaçuenses.

Chico Brasileiro lembrou que o desafio de enfrentar o vírus sem colocar a vida das pessoas em risco, foi criado o programa de atenção às pessoas mais vulneráveis, com mais risco de vida.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *