Noticias da Triplice fronteira

362

362

Cidade Destaque Geral Notícia

Paraguai instala sistema de reconhecimento facial na Ponte da Amizade

O sistema moderno vai registrar entrada e saída de pessoas no Paraguai e irá fornecer antecedentes criminais. Em sequência, carros também serão registrados.

O setor de Migrações do Paraguai inaugurou na noite de terça-feira, 22, o Sistema de Reconhecimento Facial. O objetivo é dar maior fluidez ao comércio fronteiriço e principalmente melhorar o controle fronteiriço funcionando com um filtro ao crime organizado. O próximo passo será instalar o mesmo sistema no aeroporto Silvio Pettirossi.

Para serem cadastradas no sistema, as pessoas deverão passar pelo Setor de Migrações, na cabeceira da ponte, apresentar o documento de identidade, e, em seguida, será capturado os dados biométricos. No entanto, nesta primeira etapa o processo não será obrigatório e poderá ser realizado de forma gradual.

O Ministro do Interior, Euclides Acevedo, que esteve na inauguração, informou que o sistema, além de registrar quem entra e sai no Paraguai, vai apresentar antecedentes criminais. De acordo com ele, há um trabalho institucional com filtros para evitar o crime organizado. Na sequência, os veículos que cruzam a Ponte da Amizade também serão cadastrados.

O Ministro agradeceu o setor de migrações pelo mérito e compromisso com o propósito de ter um país moderno e de acordo com as exigências do tempo. “Há alguns anos, isto era impensável, no sentido de maior segurança migratória, maior controle e fluidez comercial, porque a fluidez comercial em detrimento a segurança cidadã e do país é uma fluidez perversa” ponderou o Ministro.

Além do Ministro, também esteve presente a Diretora Geral de Migração, Ángeles Arriola.

Com informações do Última Hora

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *