Noticias da Triplice fronteira

362

362

Cidade Destaque Notícia Politica Segurança

Chico Brasileiro anuncia novo concurso público para a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) destacou nesta segunda-feira 9, os investimentos realizados na segurança pública em Foz do Iguaçu e pontuou os investimentos previstos na área no plano de governo para 2021/2024. “Estamos prevendo para os próximos anos um concurso público para reforço da Guarda Municipal e a ampliação do sistema integrado de segurança pública”.

As ações das forças de segurança, diz Chico Brasileiro, já trouxe bons resultados. Em 2019, a cidade apresentou queda no número de crimes patrimoniais e contra pessoas. Foram registradas 6.372 ocorrências de diversas naturezas no primeiro semestre de 2019, uma redução de 500 registro em relação ao mesmo período e 2018,segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Os registros de furto de veículos caíram 26%.

“Sabemos que a segurança pública a responsabilidade maior é do Estado, mas o Município tem que dar a contrapartida, incentivando a nossa guarda municipal e chamando a atenção para essa categoria que tem papel importante na nossa cidade”, disse Chico.

Inovação – Uma forma bastante eficaz no combate à criminalidade, segundo prefeito, é adaptar as novas tecnologias, com investimentos centrados em ações inteligentes e inovadoras, valorizando os profissionais e equipando-os para que possam desempenhar suas funções. Chico Brasileiro adquiriu, por exemplo, um simulador de tiro de auxílio nos treinamentos dos guardas municipais.

“O simulador foi uma conquista, foram R$ 163 mil bem investidos.  Esse mecanismo melhora o desempenho dos guardas municipais no trabalho diário nas ruas, pois intensificará os treinamentos”, disse. Além disso, valorizando a inteligência e a tecnologia na segurança pública, Brasileiro ampliou o número de câmeras de videomonitoramento. Quando assumiu a gestão, em 2017, eram apenas nove câmeras, hoje são 270 com qualidade de imagem em funcionamento em todas as regiões da cidade. 

“Uma cidade do porte de Foz do Iguaçu, nove câmeras só não davam conta”, disse o prefeito. “O monitoramento por meio desse equipamento melhora e muito a ação das forças policiais no município, além de colaborar com as investigações, coíbe os criminosos e dá mais qualidade no serviços dos profissionais”, ressaltou. 

Nova GM

Chico Brasileiro também renovou a frota municipal com 29 viaturas, além de seis caminhonetes S10 e três veículos leves para os serviços administrativos, adquiriu material e novos equipamentos para todos os servidores da Guarda Municipal e Segurança Patrimonial. Além disso, está em fase de implantação um espaço terapêutico para atendimento psicológico aos servidores e seus familiares.

“Esses profissionais lidam diariamente com situações avessas, difíceis, por isso precisam de um emocional muito preparado, muitas vezes, compartilham suas experiências em casa e isso afeta, mesmo que indiretamente sua família, então eles precisam de um atendimento especializado”, alertou o prefeito.

A Secretaria de Segurança desenvolve uma série de projetos sociais, especialmente com crianças da rede pública. Vinte mil cartilhas educativas foram distribuídas nas escolas sobre o combate à violência, ao bullyng e prevenção às drogas. Oficinas teatrais também são ofertadas nas escolas. “Essa parceria da segurança com a escola, é imprescindível. A presença desses projetos nas escolas, com o pessoal da segurança, conscientiza e inspira muitas crianças e jovens”, ressaltou Brasileiro.

Mais ações

A Guarda Municipal, em parceria com os demais órgãos de segurança, fez um Intercâmbio de segurança, trânsito e turismo, uma capacitação entre os três países – Brasil, Argentina e Paraguai. Essas ações foram suspensas devido a pandemia.

Durante a pandemia, a GM criou a Sala de Gerenciamento de Crise, em parceria com a Defesa Civil e órgãos da saúde, para controle das medidas de prevenção à covid-19.

Saiba mais sobre as propostas de segurança no plano de governo

  • Ampliação de totens de segurança nas praças de Foz do Iguaçu;Expansão do videomonitoramento com segurança inteligente e reconhecimento veicular;
  • Fortalecer as políticas públicas planejadas e integradas com as várias esferas governamentais e da própria sociedade civil, com a disposição da estrutura do Sistema Único de Segurança Pública por meio do GGIM;
  • Modernização do sistema de gerenciamento de ocorrências e do fluxo da documentação interna;
  • Manutenção e aprimoramento da atuação da Patrulha Maria da Penha;
  • Ampliar e fortalecer a segurança por videomonitoramento nos bens públicos;
  • Instalação de equipamentos para escaneamento de bagagens e detecção de metais na rodoviária;
  • Desenvolvimento de Projetos Preventivos no combate ao crime e a violência no âmbito escolar, tais como repressão à violência moral e sexual de adolescentes e a drogadição;
  • Fortalecer o Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM, articulando ações de segurança e cidadania;
  • Investir na segurança artificial inteligente, na Defesa Civil e na manutenção da integração.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *