Noticias da Triplice fronteira

Cidade Destaque Entretenimento Geral Notícia

Prefeito Chico Brasileiro envia à câmara municipal projeto ” Foz Conhecendo Foz”

O Prefeito de Foz Chico Brasileiro, enviou para a Câmara de Vereadores nesta tarde de sexta-feira(7) o projeto “Foz Conhecendo Foz“, tal projeto visa promover o acesso à cultura local e formar multiplicadores na divulgação dos atrativos turísticos visando a retomada das atividades ligadas diretamente ao turismo e afetadas pela pandemia do Covid-19.

O projeto está contemplada a contratação de forma temporária dos profissionais de turismo e proprietários de vans escolares do município, tendo em vista que estes profissionais estão passando grandes dificuldades financeiras, pois estas categorias estão totalmente paradas desde o inicio da pandemia no mês de março de 2020.

Na sessão da Câmara Municipal da ultima quinta-feira (07) a vereadora Anice Gazzaoui oficiou o Prefeito Chico para que enviasse em caráter de Urgência o projeto, pois o mesmo já havia sido debatido exaustivamente pela parlamentar, representantes das classes contempladas com o executivo local. Na justificativa da urgência, Anice demonstra preocupação, com os trabalhadores que estão passando por diversas dificuldades neste momento, em alguns casos estão enfrentando até dificuldades com a alimentação.

Em nota a vereadora falou ao Acontece na Fronteira.

” Tal indicação se fez necessária, pois o projeto já está pronto desde a semana passada e somente falta o envio do Prefeito à Câmara de Vereadores para que seja votado pelos edis, é uma luta que encampei junto aos profissionais após ser procurada pelos representantes das classes e entender a urgência de uma solução temporária para os trabalhadores, pois em quase sua totalidade, são pais e mães de família que não tem outra fonte de renda e em alguns casos estão passando dificuldades até na questão alimentar. ” concluiu a Vereadora.

Construção do Projeto

Em entrevista a Vereadora descreveu o passo a passo, de como foi construído o projeto.

Fui procurado pelos representantes dos Guias e motoristas de turismo da cidade, nesta reunião os profissionais expuseram suas necessidades pois o Turismo que é a Mola mestra da economia local, foi o primeiro a parar no município, pois, mesmo com os atrativos turísticos abertos, não haviam turistas cidade devido a normas impostas pelos países, inclusive o Brasil que vetou a entrada no pais, devido a Covid-19.

A partir deste momento, nos debruçamos atrás de alternativas, pois em momento algum os profissionais solicitaram auxilio financeiro, e sim solicitaram alternativas para que pudessem trabalhar, prestando serviços ao município de forma remunerada.

Proposta é apresentada ao Prefeito Chico Brasileiro

Em reunião na câmara de vereadores, foram apresentadas as demandas ao Prefeito, no debate com os representantes do Turismo, Prefeito Chico, Presidente da Câmara de Vereadores e Vereadores do município de Foz do Iguaçu. Assim foi aberto um compromisso de unir esforços para ajudar a classe que merece o respeito, e em conjunto se buscasse uma alternativa para pelo menos amenizar as dificuldades momentâneas.

Anuncio do Prefeito

Prefeito Chico Brasileiro anunciou em seu programa semanal pela rádio Cultura no dia 1º de agosto, que estaria enviando para a Câmara de Vereadores o projeto contemplando os profissionais sem dar detalhes do projeto, porem deixou claro que o projeto iria também engajar os moradores a conhecer as atrações turísticas da cidade, a começar pelo Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, as mais famosas quedas d’água do turismo mundial.

A princípio o programa vai se chamar “Foz conhecendo Foz” e a prefeitura está detalhando as questões legais e jurídicas para encaminhá-lo ao legislativo municipal. O iguaçuense pode e deve ser o agente de divulgação dos atrativos turístico da cidade, mas precisa conhecê-los”, disse o prefeito.

O programa, adiantou Chico Brasileiro, está sendo feito com várias parcerias e prevê também cursos de qualificação para os guias e profissionais de turismo. “Queremos retomar o turismo pelo iguaçuense para que cada um tenha o conhecimento dos atrativos, divulgue-os por diversos meios, principalmente pelas redes sociais, e convide amigos e familiares que moram em outras cidades a conhecer as atrações turísticas”, disse

A divulgação do turismo será pelos iguaçuenses municiados de informações dos guias de turismo “que mais conhecem e entendem dos atrativos turísticos da cidade e região”.

Em meados de Julho Chico Brasileiro recebeu uma comitiva com os representantes da Liguia – Liga dos Guias de Foz do Iguaçu, em companhia da Vereadora Anice, para que fossem debatidas algumas pendencias jurídicas e que o projeto estivesse totalmente dentro da legalidade, tendo o “ok” dos envolvidos o projeto foi enviado à procuradoria do Municio para que se desse sequencia a elaboração da lei que, agora se torna uma realidade ao ser enviada para votação dos vereadores na Câmara Municipal.

LEAVE A RESPONSE