Noticias da Triplice fronteira

Destaque Notícia Politica

Toledo fechar comércio até fim de junho, conforme novo decreto

A partir deste domingo (21), pelos próximos dez dias, está valendo o Decreto 834, com as novas medidas para tentar reduzir o avanço da Covid-19 em Toledo. Hoje a cidade tem o segundo maior índice da doença no Paraná, atrás apenas de Cascavel, ou seja, o Oeste é hoje o centro da pandemia.

A partir de agora os supermercados poderão atender de segunda a sábado, das 8h às 20 horas e aos domingos estarão fechados. O maior impacto será no comércio varejista que permanecerá fechado de 21 a 30 de junho. O objetivo da medida, segundo o prefeito Lucio de Marchi, “é fazer de tudo para poder amenizar”. O prefeito afirmou ter plena consciência do impacto econômico e social, mas ressaltou que agora é hora de pensar na saúde das pessoas.

A decisão foi respaldada por pessoas técnicas, pelos integrantes do Comitê de Operações Emergenciais (COE) e o Conselho Municipal de Saúde.

Também foi alterado o toque de recolher, que passa a funcionar a partir das 20 horas. As exceções seguem sendo são pessoas que trabalham ou que precisam de atendimento médico. Outro ponto destacado pelo prefeito foi o Projeto de Lei tramitando na Câmara Municipal que vai tratar de punições para quem está sem máscara.

Mas nada disso adianta sem comprometimento do cidadão, pois aí as dificuldades serão as mesmas e medidas ainda mais duras precisarão ser tomadas. Nesta sexta-feira foram mais 57 casos de coronavírus confirmados em Toledo, que chegou a 580 casos confirmados, isso sem mencionar os sete óbitos 9 sendo cinco já confirmados e os outros dois aguardando apenas os trâmites burocráticos.

Há uma semana o total de casos era de 258. Hoje quase se chegou a 600. Mais de 150% de aumento em menos de uma semana, algo extremamente grave e que precisa ser enfrentado com coragem, algo que a atual administração demonstrou ter, mesmo sofrendo pressão e críticas por parte de importantes setores da sociedade.

Jornal do Oeste

1 COMMENTS

LEAVE A RESPONSE