Coach em Foz ajuda crianças e adolescentes no desenvolvimento da autoconfiança

A coach Familiar, Jemna Rhoden do Espaço Comuniká Coaching já ajudou dezenas de famílias a trabalhar as habilidades de crianças e adolescentes com os métodos Kidcoaching e Teencoaching

Coach para crianças e adolescentes, já ouviu falar? Esta modalidade pode até intrigar as pessoas no início, mas a resistência logo dá espaço às expectativas de mudanças dentro da família, sempre que as pessoas conhecem os benefícios que outras crianças e adolescentes já alcançaram. “As queixas mais corriqueiras do dia-a-dia de quem convive com uma criança ou adolescente dentro de casa começam a surgir em tom de desabafo dentro dos meus atendimentos, e quando começamos a aplicar as técnicas, logo na primeira sessão, é estimulante presenciar o início da mudança nas atitudes, os primeiros passos para a transformação na relação da família, a partir das técnicas do Coaching”, explica a especialista no assunto, a coach familiar, Jemna Rhoden, que atua em Foz do Iguaçu no espaço Comuniká Coaching.

Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), a definição de coach é: “O profissional que atua aplicando os conhecimentos que tem e a metodologia do Coaching na vida pessoal, profissional e empresarial das pessoas, contribuindo para que elas alcancem seus objetivos em um curto espaço de tempo.” Enfatizando sempre que o profissional que atua como coach atende pessoas que não apresentam psicopatologias e não pode ser confundido com um terapeuta.

O Coaching é uma metodologia que auxilia a alcançar um determinado objetivo, ou seja, que tira a pessoa do ponto “A” e a leva ao ponto “B”. Todo processo de coaching é feito baseado em uma meta específica, então, todas as técnicas e ferramentas são cuidadosamente escolhidas para a situação. “No processo com adultos geralmente o objetivo é mais direto. Com crianças e adolescentes é preciso investigar mais, encontrar outras maneiras de nos comunicar, envolver os pais neste processo, a escola, e por isso também utilizamos jogos, brincadeiras e até mesmo podemos desenhar nas primeiras sessões”, complementa, Jemna da Comuniká.

Coach para Crianças
O Método CORE KidCoaching foi criado pela psicóloga Marcia Belmiro e tem como base Psicologia Positiva, TCC (Teoria Cognitivo-Comportamental), Psicologia do Desenvolvimento, Gestalt-Terapia, Psicologia Social, Psicologia Sistêmica, Psicopedagogia, conceitos de Constelação Familiar e pesquisas recentes de Neurociências, além do próprio coaching. Através de uma abordagem apropriada, ajuda a criança a lidar com suas emoções, promove a autorresponsabilidade e com isso uma melhor relação interpessoal (com o outro) e intrapessoal (consigo). Uma proposta para a escola, para os pais e para as crianças de transformação e empoderamento, no qual a criança pode desenvolver, potencializar, transformar suas atitudes e comportamentos fazendo com que ela ganhe autoestima e auto confiança, conseguindo assim, enfrentar seus problemas e desafios e na construção de relacionamentos sociais positivos.

O Kid Coaching auxilia as crianças, pais e professores a lidarem e superarem desafios da rotina, como: birra, ansiedade, medo, falta de autoconfiança, excesso de autoconfiança, autossuficiência, relacionamento com os irmãos, com pais próximos ou separados, com cuidadores: babá, avós, madrasta ou padrasto, empregados da casa, funcionários entre outros.

Coach para Adolescentes
Já o trabalho de coach familiar voltado para os adolescentes, o TeenCoaching, serve para auxiliar os pais na conexão com seus filhos. Devido à fase de transição, muitas situações difíceis podem acontecem, mas ao entender que a família é um conjunto, fica mais natural perceber que todos devem estar bem para que este microssistema funcione com harmonia. Ajudando com que o adolescente tenha mais equilíbrio, autorresponsabilidade e autoestima. A adolescência é um período essencial no amadurecimento e na construção da própria identidade, de valores e de definições importantes. Ter um processo que ajuda o adolescente a se conhecer e a desenvolver habilidades de empatia, perseverança e valorização de si mesmo e do outro, traz impactos positivos durante a adolescência que se estendem para toda a vida.

O coaching ajuda os adolescentes em suas atividades, objetivos e desafios, levando-os a encontrar um caminho para alcançar o que precisam e que os levará ao seu desenvolvimento pleno, lidando com os principais desafios próprios dessa fase, como: organização do tempo, planejamento de estudos, relações familiares, equilíbrio entre lazer e compromissos, dificuldades de se aproximar de parceiros afetivos, bullying, falta de confiança em si mesmo, dificuldade de expor e expressar sentimentos, dificuldade de se posicionar diante dos outros até mesmo em relação às drogas.

Trabalhos marcantes:

Adolescentes de Casas-Lares
Em junho deste ano a coach Jemna Rhoden desenvolveu um trabalho com adolescentes de casas lares de Foz do Iguaçu. O projeto patrocinado pelo FUNCRIANÇA foi feito pelos coordenadores na Casa Família Maria Porta do Céu, que tinha o objetivo desenvolver a autonomia dos adolescentes.
Participaram no total 21 adolescentes, entre eles também de outras casas lares, como o CDPT, Aldeias Infantis e alguns adolescentes que já haviam retornado para suas famílias.
Foram 10 sessões no total, 2 sessões por turma toda semana, em que foram trabalhadas as ferramentas do método Teencoach, Grow Coach.
Todos os encontros foram virtuais e realizados com o acompanhamento das psicólogas. A coach fez a análise comportamental de cada um e apresentou o resultado individualmente para cada adolescente, juntamente com o responsável (os pais ou as mães sociais).
“O objetivo era o de trazer uma nova percepção, visão de futuro, algo que é complicado para qualquer adolescente, na idade de transição e que se agrava quando se trata de adolescentes de casas lares, que se encontram em alguma situação de risco”, complementa a profissional

Lucilvia de Assumpção Sampaio – empresária e mãe do Gabriel Assumpção Sampaio, de 14 anos.
A empresária Lucilvia, que também tem formação em coach, conta que aplica os processos de coach na empresa e na família. Mãe de dois filhos, explica os benefícios que o coach já trouxe ao filho mais velho, e no ano passado percebeu que o filho mais novo, o Gabriel, estava precisando trabalhar algumas potencialidades. Ele estava com 13 anos e queria melhorar as notas na escola, não porque não conseguia aprender, mas porque conversava bastante e via que isso tirava um pouco da atenção dele, o que o levou a perceber que precisava de uma estratégia para focar e se concentrar para ter uma mudança de posicionamento e entender que na hora da aula precisaria focar e estabelecer um tempo de estudo em casa.
Ele passou pelo processo de Teencoach, com a coach Jemna, que fez uma análise de perfil, estabeleceu as metas e os objetivos. Tudo isso foi visto nas sessões, e foi passado para ele.
Foram 10 sessões, de uma hora a uma hora e meia cada sessão. Um tempo muito bem aproveitado. O objetivo foi alcançado: a melhora das notas. “O fato de ele ter conhecido seus pontos fortes e pontos fracos e de se conhecer melhor, como todo adolescente que muda de opinião, o processo ajudou muito porque ele conseguiu perceber os valores dele. Muitas vezes o adolescente não consegue se reconhecer, conhecer o que são valores para ele, então o processo de coaching ajudou muito para o autoconhecimento e isso trouxe um excelente resultado. Foi muito bom mesmo!”
Conta Lucilvia, mãe do Gabriel, que ainda enfatizou a importância desse processo realizado em 2019, que surtiu efeitos neste ano de 2020, mesmo com as mudanças provocadas pela Pandemia, Gabriel conseguiu adaptar sua rotina de estudos e passou direto, sem precisar ficar de exame em nenhuma disciplina.

Jucimara Marques, 43 anos, empresária 2 filhos
Jucimara procurou pelo atendimento para melhorar a comunicação com os filhos. “Tinha muita dificuldade em desenvolver uma conversa efetiva e com resultados positivos, e a Jemna me auxiliou desenvolvendo ferramentas e dicas de interação que mudaram completamente nossa comunicação. O resultado foi surpreendentemente imediato após a nova estratégia, pois meu filho apenas respondia sim ou não ao que eu perguntava e quando eu fiz o que ela me indicou ele imediatamente também mudou e até pediu para que eu sentasse com ele para conversarmos, aquilo pra mim foi um sonho se realizando. Algo realmente inacreditável pois ele é totalmente fechado.” Comemora.

Conheça Jemna Rhoden, a ex-executiva de multinacional que largou tudo para dedicar-se ao oach.
A executiva de multinacional, com formação em Sistemas de Informação e especializações em Gestão de Pessoas, Jemna Rhoden descobriu a formação de Coach a partir de uma necessidade pessoal que surgiu no trabalho, “estava concorrendo a uma vaga para um cargo acima do que eu ocupava, o RH aplicou um teste e quando fez a devolutiva informou que precisava melhorar meu controle emocional, então busquei a formação em coach pelo IBC, e minha vida tomou outro rumo e aqui estou”, conta. Ela acredita que a graduação e a experiência profissional facilitam a interação com as tecnologias e promovem uma visão bem analítica das coisas e a facilidade de comunicação com as pessoas, assim como seu treinamento em metas e entrega de resultados, tudo convergiu para que escolhesse mudar de carreira e dedicar-se ao coach. “O coaching me ajudou a olhar minha história com amor e eu precisei estudar algumas áreas específicas para encontrar respostas e através delas, tive a conclusão que outras pessoas e famílias poderiam ser transformadas e conectadas, mesmo que em um primeiro momento não consigam enxergar solução. “ complementa.
Os estudos de formação começaram em 2019, mas no ano passado, no início da pandemia, ela pediu demissão da empresa onde trabalhava e deu início ao seu projeto. Ao todo já auxiliou mais de 40 pessoas (entre crianças, adolescentes e famílias) a transformarem seus relacionamentos e sua autoconfiança estimulando uma melhor comunicação, planejamento e realização.

Currículo
Além da graduação em Sistemas de Informação com ênfase em Administração de Empresas, MBA em Gestão Estratégia de Pessoas, MBA Gestão Empresarial, Jemna possui as seguintes formações em Coach: Professional and Self Coach, formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, com reconhecimento internacional pela Association of Coaching (IAC); European Coaching Association (ECA); Behavioral Coaching Institute e Global Coaching Community (GCC), especializada em Coaching Ericksoniano pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC; Coach Criacional, formada pelo Instituto Gerônimo Theml – IGT; Coach, formada pelo Professional Coaching Alliance – PCA; Kid Coach e Teen Coach, formada pelo Instituto de Coaching Infanto Juvenil – ICIJ; Analista Comportamental – DISC e Profiler. Diversas imersões e treinamento, entre eles, Desperte Seu Poder – DSP e Mindset Milionário com José Roberto Marques e o Unleash the Power Within com Tony Robbins. Demais cursos realizados cursos realizados, entre eles, Reaprendizagem Criativa e CriCriCri – Criando Crianças Criativas, pela Keep Learning School com Murilo Gun.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *