Festival das Cataratas adotou tecnologia para evitar aglomeração de pessoas

Os participantes do 15º Festival das Cataratas foram monitorados o tempo todo por cinco câmeras com a tecnologia IoT (Internet das Coisas), que estão distribuídas por toda a Feira de Turismo e Negócios, montada no Rafain Palace Hotel & Convention. O motivo é importante: evitar aglomerações neste momento atípico que vivemos.

Os equipamentos fazem parte da tecnologia adotada pela organização do Festival, o +AnalíticoEventos, software desenvolvido pelas empresas Primer Analitycs e Prime Shopper, que permite realizar uma contagem inteligente de pessoas para eventos com a utilização de câmeras e conceitos de Inteligência Artificial.

No caso do Festival, além de contabilizar o número de participantes, a ferramenta também permite detectar a taxa de atratividade de cada estande e gera mapas de calor em que é possível visualizar os espaços percorridos durante o evento, assim como horários de pico, sexo e idade média do público.

“Acreditamos que esta tecnologia será fundamental para trazermos mais segurança e informação, apresentando dados de comportamento do usuário, que são fundamentais para a tomada de decisão dos gestores”, destaca o diretor de Negócios da Prime Shopper, Leonel Rodrigues.

O idealizador e organizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, ressalta que “com essa nova tecnologia de controle de acesso e densidade, temos como saber se em determinado local do evento existe excesso de pessoas para a nossa equipe sugerir a dispersão”.

Para se ter uma ideia, até agora o pico de ocupação do evento nesta quinta-feira (3) foi de 65% da lotação máxima permitida para o espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *