Saúde promove ações do Novembro Vermelho nesta quinta e sexta-feira

Atividades de conscientização sobre o câncer bucal começaram as 9 horas no calçadão da Rio Branco

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Saúde Bucal, está realizando nesta quinta e sexta-feira (26 e 27) ações de conscientização sobre o câncer bucal. A atividade, que acontecerá no calçadão da Rua Rio Branco, no centro de Foz, integra a campanha Novembro Vermelho. No local, dentistas da rede pública ofertarão orientações aos moradores, podendo também realizar a coleta de material para exame histopatológico em casos suspeitos. A Unidade Móvel de Saúde será utilizada na ação.

Nas unidades básicas de saúde os trabalhos incluem orientações aos usuários, instrução ao auto-exame e avaliação bucal. A exemplo de outros cuidados, o auto exame é essencial para a detecção de alguma anomalia.

Dentro da programação da campanha, nesta quarta-feira (25) foi realizada uma palestra on-line para servidores da saúde. O encontro foi comandado pela doutora em estomatologia, Elen Tolentino, professora do departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá, que falou sobre “O que o cirurgião dentista precisa saber sobre o câncer de boca”. 

PropostaInstituída através da Lei Estadual nº 19.868/2019, a campanha visa conscientizar a população sobre a importância de prevenir e combater precocemente o câncer de boca, enfatizando a sua gravidade, a necessidade de cuidados e o diagnóstico precoce; estabelecendo diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e empresas privadas; e também detectar precocemente lesões malignas na cavidade oral e nos lábios, além de encaminhar o paciente para um tratamento adequado.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que o câncer é a segunda maior causa de mortes no Brasil. E, dentre as neoplasias malignas com maior incidência está o câncer de boca, que afeta lábios, língua e mucosas da cavidade oral, podendo atingir ossos, músculos e outros tecidos da região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *