Acordo entre e Itaipu e o Ministério da Defesa vai fortalecer a segurança nas áreas protegidas na margem paraguaia

A ITAIPU Binacional (margem paraguaia) e o Ministério da Defesa, juntamente com o Comando das Forças Armadas do Paraguai, firmaram nesta quarta-feira (4) um acordo de cooperação para fortalecer a segurança no entorno da hidrelétrica. (Foto: Itaipu Binacional/Paraguai)

O acordo permitirá reforçar as tarefas de controle e prevenção de crimes ilícitos, principalmente na zona de reservatórios e áreas protegidas.

O Superintendente de Segurança Empresarial, Juan José Casaccia, lembrou que as áreas protegidas, na margem direita, a margem paraguaia, compreendem as reservas naturais e a faixa de proteção do reservatório, com uma área aproximada de 87.000 hectares, que foram criadas para conservar e preservar a biodiversidade.

Também disse que considerando a vasta extensão, é necessário fortalecer as tarefas de controle para a prevenção de crimes ilícitos, por meio de ações conjuntas e interinstitucionais. 

“Para realizar as tarefas de controle na área da Binacional, na margem direita, serão utilizados os componentes das três forças: o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, bem como outros meios disponíveis”, afirmou o General Bernardino González, chefe do Estado-Maior do Exército.

A aliança entre as duas instituições visa combater a prática de qualquer tipo de crime na área de influência da barragem e riscos ao meio ambiente, para proteger o patrimônio de ITAIPU no Território paraguaio.

Com informações da Itaipu Binacional/Paraguai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *