Campanha de vacinação será antecipada no Paraná

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação será antecipada no Paraná e começará no dia 28 de setembro. A ampliação de uma semana justifica-se pela baixa adesão da comunidade à oferta das vacinas, devido à pandemia. Nos demais estados, a campanha será lançada no dia 5 de outubro.

A determinação do Governo do Estado do Paraná visa atualizar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente (menores de 15 anos), seguindo com a imunização até dia 30 de outubro.

A Campanha contra a Poliomielite é dirigida a crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade. A população estimada em Foz do Iguaçu é de 20.237 crianças e a meta é atingir o índice de 95% de cobertura vacinal. Esta vacina é oral, com a aplicação de duas gotas em cada criança. Também será ministrada a VIP, a vacina injetável da poliomielite nos menores de 1 ano que estejam com a vacina atrasada.

A campanha deverá envolver na cidade uma população de 65.693 crianças e adolescentes. Todas as vacinas do calendário estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde.

“É fundamental que os pais entendam a importância dessa campanha e acompanhem seus filhos, pois tivemos uma adesão baixa na procura por vacinas no calendário como um todo, e isso pode ter resultados desastrosos como a volta de doenças já eliminadas, devido à falta de imunização”, explicou a coordenadora do programa de Imunizações, Adriana Izuka.

A orientação é para que somente um dos pais (ou responsáveis) acompanhe a criança às unidades de saúde, fazendo uso de máscara e evitando aglomeração. As demais medidas sanitárias serão adotadas dentro das unidades.

A estratégia de vacinação prevê parceria entre a Vigilância Epidemiológica e a Atenção Básica. A imunização será realizada nas salas de vacina dentro das unidades de saúde, conforme a grade de horários disponibilizada no site da prefeitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *