Unidade de saúde móvel está no Morumbi

A Unidade de Saúde Móvel chegou essa semana ao Centro de Convivência Darci Zanatta, no Morumbi. O local foi escolhido para receber o caminhão devido a dados apontados no Mapa de Calor, divulgado junto ao Boletim Epidemiológico dos Casos Coronavírus, onde verificou-se alta incidência do vírus.

O Morumbi contabilizou na última semana, 42 casos ativos da doença, e acendeu o alerta vermelho à região. A presença da unidade móvel vem em auxílio aos trabalhos já desenvolvidos pela Central Covid do Hospital Municipal Padre Germano Lauck. A rede também conta com a unidade Padre Ítalo, no Porto Meira, com atendimento 24 horas e que hoje funciona como uma extensão dos serviços de combate à Covid-19.

A unidade móvel está em operação desde o final do mês de junho e deve circular pelos pontos considerados críticos, para facilitar o atendimento a sintomáticos. O caminhão, tem uma estrutura completa semelhante a uma unidade de saúde, adaptada para receber os sintomáticos respiratórios com agendamento e coleta de exames, entrega de resultados e acompanhamento.

A indicação de busca do serviço no caminhão é somente para pessoas com sintomas respiratórios. “A busca desnecessária dos serviços acaba atrapalhando o atendimento a pessoas que realmente apresentam os sintomas e precisam fazer o teste”, comentou a coordenadora da unidade, Rozineide Batista dos Santos.

O caminhão deve permanecer em cada localidade de dois a cinco dias, onde há situação crítica. O horário de atendimento é o mesmo das unidades de saúde, das 8h às 17hs. No Lagoa Dourada, primeiro bairro onde permaneceu por cinco dias, foram realizados 175 atendimentos.

Por Amn

One thought on “Unidade de saúde móvel está no Morumbi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *