Cataratas Argentina devem reabrir nesta quinta-feira

O anúncio da reabertura partiu do governador da província de Misiones, Oscar Herrera. Ele disse que será um teste para a retomada do turismo no Parque Nacional do Iguazú e que todos os protocolos sanitários serão seguidos.
A reabertura deverá ocorrer na próxima quinta (9), feriado da Independência da Argentina. Inicialmente, o atrativo deverá ser reaberto apenas aos moradores de Puerto Iguazú para depois ampliar a todo o país.

Herrera afirmou que mesmo com o grande movimento do último feriado de 21 de junho, a curva epidemiológica do novo coronavírus se manteve estável. Até segunda-feira (6) a Argentina contabilizava 77.815 casos e 1.523 mortes.
O prefeito de Puerto Iguazú, Sergio Acosta, disse a  CVI que a cidade aguarda a reabertura com grande expectativa, mas adiantou que ainda espera autorização do governo central, uma vez que as Cataratas pertencem à União, sob a jurisdição da Administração de Parques Nacionais.

O ministro do Turismo do país vizinho, José Maria Arrúa, também é defensor da reabertura dos pontos turísticos. “A expectativa é muito grande, sabemos da ansiedade do setor em reabrir os atrativos porque todos querem trabalhar e fazer a economia girar”.  
Por enquanto, os brasileiros não terão essa oportunidade porque as fronteiras continuam fechadas por ordem dos governos dos dois países. A Ponte da Fraternidade, que liga Foz do Iguaçu a Puerto Iguazú foi fechada no dia 27 de março e somente caminhões de cargas estão autorizados a cruzar a fronteira.

Maravilha no meio da selva
As cataratas do lado argentino encontram-se no interior do Parque Nacional del Iguazú, em uma área  de preservação que cobre mais de 677 mil hectares. Ao todo são 275 quedas d’água, localizadas a cerca de 17 quilômetros da foz do rio Iguaçu.
De acordo com informações dos administradores do Parque Nacional, as cataratas possuem uma largura de 2,7 quilômetros e sua vazão média é de 1.500 metros cúbicos por segundo.

Uma grande parte dessa água cai na Garganta do Diabo. O passeio no lado argentino permite a aproximação desse principal salto em forma de “U”, o que não ocorre no lado brasileiro.

Dois terços das Cataratas do Iguaçu estão no lado Argentino. Essa maravilha já foi cenário de filmes como “A Missão”, “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”, “Mister Magoo” e “Miame Vice”.

Por Gdia – Foto : Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *